quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Considerações


• Para classificar e caracterizar um SI é útil analisar o estágio da evolução da informática em que a organização se encontra. Se a organização estiver no estágio de iniciação ou contágio, dificilmente os SI implantados poderão ser classificados e caracterizados como MIS, SAD, ou EIS.

• O fato de um SAD fornecer informações e subsídios que contribuem para o processo de tomada de decisão o diferencia dos demais tipos de SI: somente SAD possuem essa característica.

• Para desenvolver um SAD é necessário construir um ambiente de apoio à decisão (AAD). Construir um AAD, em alguns casos, não significa construir um novo SI, mas, sim, incorporar aos sistemas existentes Ambientes Aplicativos (AA) e/ou Ferramentas de Apoio à Decisão (FAD) que forneçam informações e subsídios para o processo de tomada de decisão.

Um SAD tem a função de gerar informação, utilizando ferramentas sofisticadas de análise, banco de dados internos e externos, para propiciar ao gerente soluções para as questões essenciais ao funcionamento da empresa, auxiliando assim a tomada de decisão.

Um SAD eficiente permite fácil interação com o usuário do sistema, para que este possa acessar tranquilamente seu banco de dados e modelos e absorver de forma natural as informações e sugestões armazenadas, obtendo vantagem competitiva no mercado em que atua.

3 comentários:

  1. É importante salientar que certas tomadas de decisões são realizadas por grupos, criando uma atmosfera de diversas idéias que tomam caminhos distintos e tendem a divergir. De forma a atender a tal demanda, os Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo foram desenvolvidos. O SADG é capaz de conciliar diferentes perspectivas em apenas uma solução comum.

    ResponderExcluir
  2. SAD pode auxiliar na tomada de decisão tanto no nível empresarial como no gerencial.
    há também os casos em que o sistema de testes de equipamentos se utiliza de bases em SADs para a performance destes testes.

    Grupo ERP - Tamires, Raphael e Renato

    ResponderExcluir
  3. O objetivo dos SAD é o apoio ao administrador, gerente ou gestor nas atividades de tomada de decisão e não a substituição do tomador de decisões.

    ResponderExcluir