quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tendências no Uso de SAD


À medida que a informática vai evoluindo dentro das empresas (os sistemas transacionais já estão implantados, já existem sistemas que fornecem informações gerenciais, etc.), a tendência natural é que aumente a demanda por SAD. O grande incentivo para a utilização de SAD se dará, porém, quando a eles forem incorporadas algumas importantes tecnologias de informação, já disponíveis ou emergentes, como as seguintes:

Groupware ou CSCW (Computer-Supported Cooperative Work)

Essa tecnologia permitirá que duas ou mais pessoas trabalhem em tarefas comuns, em ambientes computacionais completamente diferentes, mesmo que estejam localizadas em locais geograficamente distantes, interagindo, discutindo e tomando decisões sobre um mesmo assunto [KRAS91]. Uma aplicação para a área médica que utiliza esse conceito é a Telemedicina, onde especialistas podem discutir radiografias, resultados de exames, visualizar operações e tomar decisões em conjunto sobre o estado clínico de pacientes localizados em salas ou mesmo em hospitais diferentes e distantes.
  
Simulação

Muitas decisões poderão ser tomadas através de modelos simulados em computadores que servirão para analisar e avaliar um amplo conjunto de problemas do mundo real [FITZ93]. As alternativas de decisão poderão ser analisadas e validadas através de simulação antes que a decisão seja tomada.

Gerenciadores de Informação

Esses sistemas permitirão obter, integrar e manipular, além dos dados quantitativos, os dados qualitativos de todos os SI existentes na organização.

Multimídia

Multimídia possibilitará que um SAD possa guardar e buscar informações contidas em gerenciadores de banco de dados através de hiperdocumentos, ou seja, documentos computadorizados que contenham diagramas, imagens, sons, animação, vídeo e texto, disponibilizados através de formas de acesso totalmente flexíveis [MART92]. A informação para auxílio à tomada de decisão poderá ser encontrada e visualizada de forma mais rápida e fácil.

 Expert Systems

Através da área da inteligência artificial, que se ocupa da construção de sistemas que manipulam informações armazenadas em bases de conhecimento e que retratam o raciocínio de especialistas [ROCK86], será possível guardar as decisões tomadas e o raciocínio que foi utilizado para se chegar a elas. Os SAD poderão buscar informações nessas bases de conhecimento para auxiliar futuras decisões.

 Interfaces Amigáveis

O acesso às informações oferecidas por um SAD poderá ser feito através de ícones acionados por mouses ou tocados com os próprios dedos. Os teclados e mesmo os mouses futuramente deverão ser substituídos pela voz humana. A representação da informação será exibida através de várias mídias (voz, sons, imagens, animação, texto, etc.). Isto tornará a interface bem mais agradável.


  Redes de Comunicação

O avanço das redes de comunicação permitirá a transmissão simultânea e sincronizada de sons, imagens, vídeos, dados e textos em alta velocidade, com informações totalmente digitais e com alto grau de segurança. A obtenção das informações para auxílio à decisão será instantânea.

9 comentários:

  1. O SAD, além de economizar tempo na decisão, dá ao administrador apenas as informações necessárias para a situação especifica.

    ResponderExcluir
  2. Sob o ponto de vista empresarial ele funciona como uma importante ferramenta para reduzir seus custos, manter-se focada na sua estratégia e ganhar vantagem competitiva ao longo do tempo, mantendo-se no mercado globalizado que a cada dia é mais exigente.

    ResponderExcluir
  3. SAD passivo, ativo e cooperativo
    Um SAD passivo é um sistema que auxilia o processo de tomada de decisão, mas não traz explicitamente sugestões ou soluções. Um SAD ativo pode trazer sugestões ou soluções para o problema apresentado. Um SAD cooperativo apresenta para o tomador de decisão (assim como um conselheiro) para modificar, completar, ou refinar as sugestões apresentadas para o sistema para validação.

    ResponderExcluir
  4. Importante dizer que um SAD pode estar associado a qualquer área do conhecimento. Um exemplo é um Sistema de Apoio à Decisão para Diagnósticos Médicos, que utiliza um SAD para determinar com mais eficácia a doença de um paciente, porém não é um conhecimento da área tecnológica (diagnósticos).

    ResponderExcluir
  5. Alguns beneficios do SAD:

    - Melhora a eficiência;
    - Acelera a resolução de problemas na organização;
    - Facilita a comunicação interpessoal;
    - Promove aprendizado ou treinamento;
    - AUmenta o controle organizacional;
    - Gera novas evidências que podem suportar decisões;
    - Cria vantagens competitivas;
    - Encoraja exploração e pesquisa por parte do responsável pelas tomadas de decisão;
    - Ajuda a automatizar o processo de admnistração.

    ResponderExcluir
  6. já que foi citado a utilização de SAD em um sistema não empresarial, vale lembrar da utilização destes em planos de manejo florestal, onde o planejamento a longo prazo exige requisitos específicos.

    Grupo ERP - Tamires, Raphael e Renato.

    ResponderExcluir
  7. Um objetivo claro dos SADs é atender as necessidades de um gerente de TI quando for tomar decisões não estruturadas, pois a construção de modelos para soluções de problemas pouco tangíveis é de difícil percepção. Pode-se concluir, então, que com um Sistema de Apoio à Decisão é possível esperar o aprimoramento da qualidade das decisões tomadas por gerentes de TI nos diversos âmbitos empresariais.

    ResponderExcluir
  8. outra coisa boa do SAD é que há várias possibilidades de teoricamente construir um sistema em qualquer área do conhecimento. Um dos exemplos é Sistema de Apoio à Decisão para Diagnósticos Médicos. Outros exemplos incluem uma financiadora que verifica o crédito de um solicitador de crédito ou de uma firma de engenharia que tem um grande projeto e quer saber se podem ser competitivos com os atuais custos.

    ResponderExcluir
  9. How to Make Money from Betting on Sports Betting - Work
    (don't worry if you get it wrong, though) Super jordan 14 retro clearance Air Jordan 21 retro The process involves placing cheap jordan 1 retro bets on different events, but หาเงินออนไลน์ it can also be done by using good air jordan 23 retro the

    ResponderExcluir